Os espaços de coworking são populares no mundo das Startups e Freelancers. Quando os espaços de coworking surgiram era típico pensar no nome “Startups” e imaginar alguns prédios de escritórios onde todos andavam de bicicleta e sentavam em cadeiras gigantes. No entanto, não são apenas Startups que estão preocupadas com seu orçamento e por isso utilizam um espaço de coworking.
Então quem usa espaços de coworking afinal?

Freelancers ou Profissionais Remotos

Como hoje os freelancers e muitas outras pessoas trabalham por conta própria, ter um tipo de acordo pré-pago pode ajudar bastante na economia dos mesmos.
Não apenas isso, um espaço de coworking é uma ótima maneira de conhecer outros profissionais e freelancers, ou seja, é um excelente lugar para se conectar.
Seja você um designer, um freelancer criativo, um programador ou está envolvido em qualquer outro tipo de negócio, há uma grande probabilidade de você conhecer pessoas em um espaço de coworking que não estão trabalhando em coisas semelhantes que a sua.
Não entenda mal, não é como se todos estivessem falando sobre seus projetos, mas há definitivamente um espaço de tempo onde haverá uma inatividade e áreas em que você poderá conversar enquanto faz aquela pausa.
Mas o verdadeiro apelo é o foco e a motivação que você encontrará na maioria dos espaços de coworking. Não tenha dúvidas, existe realmente uma energia especial quando você tem uma sala cheia de pessoas motivadas que estão trabalhando para construir seus sonhos.

Pequenas Empresas

As pequenas empresas que não desejam a mesma sobrecarga de um contrato de arrendamento tradicional se voltaram para o coworking. Por conta dos custos altos desses contratos, e também pelo fato de que uma associação a um espaço de coworking possui as mesmas comodidades de que uma empresa precisa no dia-a-dia, não é de admirar que grande parte dos usuários de um espaço de coworking sejam proprietários de pequenos negócios.

Grandes Empresas

Sim, mesmo grandes empresas como a Nike fizeram parceria com espaços de coworking para atender às necessidades do seu ambiente de trabalho. Visto que, quando você possui milhares de funcionários trabalhando ao redor do mundo, gerenciar as necessidades do escritório pode ser um aborrecimento. Essas empresas utilizam uma parceria com um coworking para criar o seu próprio espaço personalizado ou servir como inquilinos para outras empresas.

Coworking X Outras opções de trabalho remoto

Trabalhar em Casa

Existem prós e contras na clássica “cultura do escritório”. Muitos empreendedores digitais entram nesse mundo dos negócios para fugir de certos aspectos do estilo de vida e cultura de escritórios tradicionais. Trabalhar remotamente abriu diversas possibilidades quando se trata de administrar uma empresa ou até mesmo trabalhar para outra pessoa. Apesar dos benefícios, existem certas coisas que você também pode perder.
Trabalhar em casa ou em quartos de hotel quando estiver viajando, tem inúmeras vantagens. É ótimo poder acordar a hora que quiser, fazer pausas quando quiser, usar calças quando quiser…
Mas, no final das contas, também é muito mais fácil perder o foco e sair da linha de trabalho. Existe algo em um ambiente de escritório que ajuda a mantê-lo motivado, focado nas tarefas e a tirar o máximo de proveito do seu tempo.
Quando você é um Freelancer ou tem uma pessoa encarregada de cuidar da sua agenda, é ótimo pensar que você não tem um chefe olhando por cima do seu ombro e monitorando seu tempo, mas de fato você ainda é responsável por si mesmo.
Existe uma certa quantia de responsabilidade quando você trabalha com outras pessoas, mesmo que elas não tenham nada a ver com o seu projeto, mesmo que elas não sejam seus colegas de trabalho e mesmo que você não diga sequer uma palavra com elas.

Trabalhar em Cafeterias ou Restaurantes

Além de trabalhar em casa, muitas pessoas escolhem como opção trabalhar em cafeterias e restaurantes. Em 2017, muitos novos modelos de coworking transformaram os seus espaços em “lojas pop-ups”. As cafeterias estão intimamente ligadas aos ambientes de trabalho devido à acessibilidade de mesas e café ilimitado. Além disso, existem outras vantagens, como Wi-fi rápido e ter um espaço para trabalhar pelo preço de uma xícara de café. Mas como todos benefícios, existem as desvantagens. Como esses lugares são abertos ao público, seu trabalho pode ser interrompido por conta de ruídos e outras distrações.
Espero que tenha gostado do nosso conteúdo, deixe-nos seu comentário logo abaixo para compartilhar sua opinião.
Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo nosso chat ou nos mande um e-mail clicando na  página de contatos.
Nos vemos no próximo artigo. Até mais.

Adicionar comentário

X