Nosso colaborador e Consultor de Marketing Digital, MeAjudaCleo , compilou alguns bons conselhos com base na sua experiência de trabalho como Home Office, que podem ser úteis tanto para profissionais que estão se adaptando a essa mudança, por conta da pandemia do COVID-19, quanto para profissionais que já trabalham em casa.
Confira abaixo essas dicas:

Configurar um espaço de trabalho confortável e organizado

A dica aqui é não espalhar o seu trabalho pela casa/apartamento. Reserve uma área da sua residência (uma sala ou uma mesa em algum cômodo) para ser seu espaço de trabalho e tente mantê-lo limpo e organizado.
Muitas pessoas sentem-se tentadas a trabalhar no sofá ou na cama, mas esses profissionais não conseguem ser tão produtivos, eles apenas queriam levar suas atividades para um lugar relaxado.
Então, é importante frisar que quando você não puder deixar seu trabalho fisicamente em um escritório, certifique-se de pelo menos deixa-lo em uma parte da sua residência. , que seja separada de onde você descansa.

Definir horário e tarefas para si mesmo

Trabalhar em um escritório geralmente vem com horários definidos. O trabalho em Home Office é bem mais flexível. Porém essa flexibilidade pode ser uma armadilha para alguns.
Existem profissionais que trabalham mais horas por dia ou semana em casa, do que em um escritório tradicional.
Certifique-se de organizar suas atividades e definir seus horários para si mesmo: eles não precisam ser tradicionais das 08h às 18h, mas tente não estender demais nos horários e tirar aquele tempo para o almoço, um lanche e claro, seu descanso.
Vale lembrar que cada pessoa tem o relógio biológico e é importante respeitá-lo. Sendo assim, defina seus horários de trabalho nos turnos em que você é mais produtivo, de modo a ser mais eficiente e reduzir o horário de trabalho.

Mantenha contato

Segundo Cleomir, uma das coisas mais difíceis de se acostumar quando ele começou a trabalhar em casa, era a falta de contato humano.
A recomendação aqui é manter o contato com as pessoas que trabalham na sua equipe, através das ferramentas que a internet disponibiliza, podemos citar:
Skype
Whatsapp
Telegram
Google Duo
e diversas outras, de modo que você possa trabalhar em equipe, seguido um ritmo de produção e engajamento semelhante a um ambiente de trabalho convencional.
Se for possível, marque com aquele colega ou melhor amigo do trabalho, uma live para bater um papo sobre algum assunto relevante, ou até mesmo, fale com ele durante algumas horas do dia no direct do Instagram.
Outra boa dica, é continuar participando do seu grupo de trabalho interagindo, dando ideias e contribuindo para a empresa. Resumindo mantenha-se conectado com as pessoas.

O seu trabalho não se confunde com as atividades domésticas

Essa é uma questão delicada: muitos profissionais pensam que trabalhar em casa significa lavar a louça enquanto você está em uma chamada por vídeo.
Algumas pessoas conseguem fazer isso, e tudo bem!
A menos que você seja uma pessoa multitarefa, você vai se esforçar muito para realizar suas tarefas de casa e do seu trabalho. Procure manter o seu foco em qualquer que seja sua tarefa atual.
Se você pretende fazer uma pausa entre as tarefas do seu trabalho para aspirar o sofá, legal! Trabalhar como Home Office te dá essa flexibilidade, mas certifique-se de não ir e voltar entre as tarefas de trabalho e as tarefas domésticas. Você acabará trabalhando mais (e quebrando as horas que definiu para si mesmo).

Cuide de você

Estes são tempos sem precedentes. Acima de tudo, cuide-se.
Você ficará estressado e preocupado. Você pode ver o seu trabalho sendo reduzido significativamente. Você pode ter filhos em casa porque a escola está fechada. Tire um tempo da sua área de trabalho quando se sentir sobrecarregado. Faça uma pausa para o almoço. Encontre um livro para ler.
Se você puder fazer isso com um contato social limitado, saia para passear. Não há problema algum pausar o trabalho e se concentrar em você.

Nada será como antes

Os profissionais da nova era não gastam tempo, eles produzem muito, com baixo custo e, consequentemente, alcançam melhores resultados financeiros,  através do trabalho remoto e compartilhamento de espaços físicos para atendimentos, reuniões e treinamentos do tipo de escritórios compartilhados/coworkings.
Dessa forma, quem melhor se adaptar às novas tecnologias e metodologias de trabalho, colherá os frutos no novo cenário econômico.

Adicionar comentário

X