No Brasil, o segmento de micro e pequenas empresas (MPEs), apresenta uma participação significativa de ocupações no mercado de trabalho. Por conta disso, torna-se cada vez mais importante a aplicação de melhorias que diminuam o fechamento precoce de muitas empresas.

Diante dessa situação, é necessário que os empreendedores sejam cuidadosos ao definir um planejamento estratégico e colocá-lo em prática, já que nem sempre é uma tarefa fácil gerenciar os processos de uma empresa.

Com a evolução da tecnologia e com as novas técnicas de gerenciamento, a boa notícia é que existem cada vez mais opções de ferramentas gratuitas e pagas, que ajudam microempreendedores nessa gestão do negócio e a tomar decisões mais assertivas.

Pensando nisso trouxemos neste artigo em parceria com o Cleomir, nosso consultor de marketing digital, 5 ferramentas de gestão que podem te ajudar com esse processo. Continue a leitura.

Os Benefícios do uso das ferramentas de gestão

São vários benefícios que as ferramentas de gestão para MPE podem oferecer. Sem dúvidas o maior deles é gerenciar algumas áreas da sua marca de forma eficiente, evitando falhas.

Além disso, algumas dessas ferramentas podem te ajudar a organizar processos, ajudar na previsão de orçamentos, no planejamento e análise de dados, no gerenciamento e na supervisão de projetos em geral.

Redução de custos, aumento da produtividade, automatização dos processos, melhora na comunicação interna e, consequentemente, maior alcance de resultados também são benefícios obtidos ao contar com esses recursos.

Confira as 5 ferramentas de gestão

1 – Google Primer (Gratuito)

Esse aplicativo reúne aulas curtas sobre marketing digital, publicidade, conteúdo, estratégias e métricas. As lições podem ser baixadas e feitas off-line. Atualmente, essa plataforma com 203 minicursos em português e está disponível tanto na Playstore como na AppStore.

5 ferramentas de gestão

2 – Google Meu Negócio (Gratuito)

Essa ferramenta possibilita que as empresas gerenciem sua presença online no mecanismo de busca do Google e no Google Maps, além disso ela facilita a comunicação entre consumidores e empresas. Você pode cadastrar sua empresa de duas formas, acessando o site google.com/business ou baixar o aplicativo para smartphone na google play e na playstore.

Mas se você ainda tem dúvidas sobre a importância dessa ferramenta, ou procura entender melhor sobre a mesma, clique aqui e confira o artigo do Cleomir falando sobre este tema.

google meu negocio

3 – Google Ads (Custo Variável)

Através do poder do machine learning (Aprendizado de máquina em português) o Google Ads ajuda pequenas e médias empresas a criarem uma campanha de publicidade totalmente automatizada, isso de acordo com seus objetivos de negócio, como por exemplo: receber mais ligações, atrair mais clientes para uma loja ou levar mais consumidores a fazer compras por meio do seu site. Sensacional, não é? Para conhecer a ferramenta basta você acessar o site ads.google.com.

ferramenta de gestão

4 – MarketUp (Gratuito)

É um software para gestão de pequenos negócios que permite o acompanhamento de finanças em tempo real e de relatórios completos.

Além disso, essa ferramenta conta com a Loja Virtual, que fornece um sistema de vendas gratuito para que as pequenas empresas atendam melhor seus clientes, a ferramenta também conta com um sistema de compras e possibilita o controle de estoque e a emissão gratuita de notas fiscais. Acesse marketup.com e conheça um pouco da ferramenta.

emitir nota fiscal

5 – Qipu (a partir de R$ 9,99 por mês)

Esse aplicativo oferece um serviço de contabilidade, tudo por meio de ferramentas de gestão de vendas e despesas, clientes e fornecedores e gráficos para monitoramento da saúde financeira da empresa. Também é possível emitir notas fiscais de um serviço, boletos de cobrança para clientes e verificar Certidão Negativa de Débito para um CNPJ. E para você que é MEI microempreendedor individual, é possível também sincronizar o seu histórico de pagamento, além de gerar boletos. A ferramenta pode ser acessada pela internet no site abaixo ou instalado no Android ou Ios.

ferramenta de gestao para empresa

Enfim, nota-se que essas ferramentas são muito úteis desde o processo de criação de uma estratégia de marketing digital, a administração da empresa e no desempenho de projetos internos, garantindo assim, ótimos resultados para o seu negócio.

 

Adicionar comentário

X